Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de São Carlos (UFSCar) e divulgado em uma revista internacional de grande impacto, manter o diabetes sob controle ajuda a evitar a perda de força muscular em pessoas acima de 50 anos.
Foram usados na pesquisa dados de 5290 ingleses com mais de 50 anos de idade. Nessa amostra, os cientistas analisaram a associação entre
• diabetes não diagnosticado
• diabetes controlado
• diabetes descontrolado com baixa força neuromuscular – condição definida como dinapenia
Dinapenia é um termo novo que está sendo usado para definir perda de força muscular relacionada ao envelhecimento. As análises indicam que o diabetes descontrolado aumenta o risco de dinapenia tanto em mulheres quanto em homens. Nesses estudos os homens se mostraram mais suscetíveis ao problema.
Em termos gerais, o controle da glicemia é fundamental para minimizar complicações decorrentes dessa perda de força muscular. Reforçando assim a importância da atividade física e da alimentação adequada. Também contribui diminuindo a resistência à insulina e auxiliando o controle glicêmico.
Para saber mais sobre tudo isso acesse o link a seguir: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-31665234 (artigo científico)
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/10/diabetes-sem-controle-afeta-forca-muscular-em-pessoas-acima-de-50-anos.htm (reportagem UOL)
Até semana que vem!! – 50+
Excelente nota!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muy interesante la información, ahora puedo entender mejor ese proceso de diabetes y consecuencia. Sería bueno poner para los jóvenes mayores de 50😊😊😊
CurtirCurtido por 1 pessoa