Como nós do Com Tudo 50+ divulgamos semana passada, está acontecendo a 25ª edição do festival de documentários “É Tudo Verdade”. Trazendo os melhores documentários, do Brasil e do mundo, em mostras competitivas e programas especiais. Gratuito e online para todo o país, (e pra você que se encontra no exterior também). Caso você não se lembre direito, clique aqui para ler nosso post sobre a mostra.

No post de hoje vamos recomendar um curta-metragem que faz parta da mostra: “Volkswagen – Operários na Alemanha e no Brasil”. Produzido em 1974 por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer, o curta de 26 minutos traça um paralelo entre a vida de 2 trabalhadores. O alemão Heinrat Ludwig e o brasileiro Manoel Silveira. Os dois exercem a mesma função em suas respectivas fábricas. Heinrat trabalha na fábrica da cidade da Volkswagen, Wolfsburg – Alemanha, que, na época, conta com a maior produção de carros de toda Europa. Manoel Silveira trabalha na de São Paulo onde, na época, se encontra fábrica com maior produção de fuscas da América do Sul. Só de repararmos na quantidade de barulho entre uma fábrica e outra, começamos a ter uma ideia do que nos vai ser revelado.
Mostrando a vida dos dois homens, que tem exatamente o mesmo cargo, mas em fábricas e países diferentes, fica evidente o abismo que há entre os dois. Bodanzky e Gauer mostram o caminho pro trabalho, entrevistam as famílias, comparam salários e deixam assim que as imagens e os relatos digam por si próprios. Mesmo sendo um documentário de quase 50 anos é possível perceber como muitas coisas se perpetuam até hoje.
Agora é com vocês, se deixarem vou acabar contando a história toda. O curta está disponível apenas até domingo 04/10 e pode ser assistido clicando aqui. Não percam essa oportunidade e divulguem para seus conhecidos. É preciso manter-se informado. Depois que assistirem, deixem seus comentários, sentimentos, ideias aqui em baixo, quem sabe começamos uma discussão interessante?
Desejamos a todos uma ótima sessão e, se possível, fiquem em casa.
Se você perdeu o documentário também dá pra encontrar no YouTube:
CurtirCurtido por 1 pessoa