A longevidade no Brasil vem aumentando ano após ano. Esse fator ocorre devido à melhoria da qualidade de vida, melhores condições de moradia e acesso a serviços básicos de saúde.
O crescimento da utilização das tecnologias, dispositivos móveis e internet embora venha para facilitar e otimizar a vida do ser humano traz consigo desafios, um deles é emergir as pessoas idosas nesse meio.
Embora a tecnologia seja de acesso para todos, existe uma faixa etária que possui dificuldades em se incluir em meio digital. Neste caso, para incluir esse grupo digitalmente é necessário que haja intervenções públicas e privadas que ofereçam cursos de inclusão digital para idosos. Desta forma conseguiremos diminuir a desigualdade no acesso à tecnologia relacionado a idade.
Cursos de Inclusão Digital Para Idosos são ofertados em sua maior parte em programas de Universidade Aberta à Terceira Idade, um exemplo é o Programa USP60+ da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Saiba mais clicando aqui.
A inclusão digital abrange aspectos além de incluir o idoso nas redes sociais e mídias, ela promove a interação com pessoas de outras idades (intergeracionalidade), estimula a memória do idoso, possibilita novos aprendizados, promove o senso de pertencimento daquele idoso e diminui a exclusão social.
Hoje iremos deixar aqui algumas dicas de Jogos On-line que estimulam a memória do idoso:
- Candy Crush Saga:
- Fruit Cut Ninja:
- Simon Says
Baixe seu jogo e estimule sua memória. Utilizar esses recursos para melhorar nossa saúde é uma forma de incluir-se digitalmente e ocupar esse espaço que é de todos.
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+
Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtir
O idoso com conhecimentos específicos pode muito bem contribuir para as Wikipedias, cuja edição é aberta. Inclusão digital colaborativa.
CurtirCurtir