O desgaste natural de nosso organismo passa também por nosso cérebro. Assim os especialistas recomendam o que DEVEMOS FAZER para manter o cérebro ativo. Mas, para ajudar nesta manutenção alguns cuidados devemos tomar com coisas que NÃO DEVEMOS FAZER.
Os cientistas estudam e discutem a evidência científica, das atividades cognitivas e intelectuais que podem ser realizadas, para manter o cérebro saudável durante o envelhecimento. Todos sabemos que, o modo como levamos a vida, a forma como nos alimentamos e se praticamos ou não exercícios físicos, serão fatores fundamentais que determinarão o impacto sobre nosso cérebro.

Então, a seguir vou transcrever algumas sugestões que esses cientistas, mais especificamente neurocientistas, recomendam:
Propor a si mesmo metas e desafios intelectuais
Fazer trabalho voluntário. Ler, escrever, aprender a tocar um instrumento. Pintar, estudar alguma coisa que lhe seja prazerosa.
Valorizar a vida social
Cultivar amigos antigos e conhecer novos.
Cultivar relacionamentos
Ter vínculos profundos com outras pessoas dá sensação de bem-estar.
Reconhecer seus sentimentos
A emoção facilita a consolidação da memória. Por exemplo, todo mundo lembra o que estava fazendo quando recebeu uma notícia impactante seja ela positiva ou negativa.
Pensar positivamente
Evitar pensamentos tóxicos.
Não “se aposentar” de tudo
Manter atividades que considera aprazível. Jogar xadrez, dama, dominó, carteado, fazer palavras cruzadas, fazer tricô, jogar tênis, ser youtuber, etc, etc
Comer de forma saudável
Fazer refeições a cada 3 ou 4 horas. Não ingerir muito açúcar nem comida muito industrializada.
Praticar esporte ou alguma atividade física
Por exemplo: dança de salão. Caminhar todos os dias, se puder.
Aprender um idioma
É mito que os mais velhos não conseguem aprender. Um pouco mais lento que as crianças, é verdade, mas se aprende.
Dormir bem e administrar o estresse
O que dizer: durma pelo menos de 6 a 8 hs por dia dependendo do seu organismo. Lembre-se uma noite mal dormida aumenta o estresse.
Manter o corpo em dia
Fazer exames médicos periódicos. Se tiver doenças crônicas tenha aderência ao tratamento. Ou seja, NÂO esqueça de tomar o medicamento!
Só para recordar, algumas das coisas que NÃO DEVEMOS FAZER.
Essas atitudes estão relacionadas com o modo de vida saudável tipo: não fumar, não deixar de tomar o café da manhã, reduzir a ingestão de alimentos processados e o consumo de açúcar. E um detalhe, que talvez não tenhamos muito presente, evitar ambientes atmosféricos muito poluídos.
Lembre-se o nosso cérebro é a máquina mais complexa do universo. Temos que cuidar muito bem dele.
Sugestão de leitura: Facundo Manes, neurocientista.
SE PUDER, FIQUE EM CASA!