Você conhece a Pet Terapia?

A Terapia Assistida por Animais (TAA), mais conhecida como Pet Terapia, pode ser uma alternativa para quem busca uma válvula de escape. Alguns animais podem auxiliar as pessoas no tratamento de diversos tipos de doenças, e além disso, são uma ótima companhia para as famílias e principalmente aquelas pessoas que moram sozinhas.

Existem registros de terapias realizadas com animais de 400 anos a.C, no entanto, os estudos ganharam forças no século passado e hoje é reconhecida mundialmente. Um dos motivos que fez a prática ganhar destaque foi o entendimento e avanço da medicina em relação as questões psíquicas, entendendo que somos fruto de um ambiente e que sofremos influencias positivas e negativos do meio no qual estamos inseridos.

Segundo um estudo publicado na Revista de Medicina, a TTA conta com a ajuda dos animais em tratamentos “estimulando tanto o aspecto físico quanto o emocional, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e acelerar os processos de recuperação”.

Outro ponto interessante está relacionado com a solidão, que afeta milhares de pessoas no mundo inteiro. Um dos grupos mais atingidos são os idosos, pois em decorrência dos eventos normativos de vida acabam vivenciando mais perdas, o ninho vazio quando os filhos saem para morar fora de casa, o isolamento causado pela pandemia da COVID-19, dentre outras questões que agravam o quadro da solidão. Ter a companhia de um bichinho peludo e carinhoso pode fazer total diferença em nossas vidas, pois somos regidos por emoções e sensações.

A titulo de curiosidade, você sabe quais os animais mais famosos quando trata-se de Pet Terapia?

Os cachorros e os cavalos. Os benefícios são inúmeros mas dentre os mais citados em uma rápida pesquisa na internet foram o estimulo sensorial, bem-estar emocional, companheirismo, autoestima, melhora em quadros depressivos, transtornos psíquicos, doenças crônicas e até mesmo demências. Uma característica única dos cavalos é o efeito da cavalgada, trazendo diversos benefícios incluindo a correção da postura, coluna e equilíbrio.

Muito legal não é mesmo? E o bom de tudo isso é que podemos nos beneficiar da Pet Terapia em todas as fases da vida, usando essa prática como fator preventivo além do paliativo. Caros leitores, fica aí a dica!

Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.

Um abraço do time do Com Tudo 50+

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Um comentário em “Você conhece a Pet Terapia?

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora