Queremos falar de respeito às pessoas que construíram tudo o que temos hoje no mundo, o mundo à nossa frente. Basta abrir os olhos ou tocá-lo e ele se mostrará para você.
Queremos falar sobre o respeito que todas as pessoas devem aos idosos e às idosas. Se todos os indivíduos querem ser dignos da vida devem começar por respeitar o próximo. Se cada um de nós, idoso ou não, quer ser tratado com respeito deve não permitir o desrespeito ao idoso.
Vamos olhar para os abusos que os idosos sofrem. A Organização Mundial de Saúde realizou uma pesquisa recentemente e descobriu que uma em cada seis pessoas com sessenta anos ou mais passou por abusos psicológicos, financeiros, físicos, sexuais ou negligência.
Pense em seis idosos conhecidos seus. Eles podem ser alguém que você viu na praça, na farmácia, no barbeiro, em sua residência, na casa vizinha, no supermercado, em qualquer lugar; visualize-os, enumere-os. Você deve lembrar de seis. Fez isso? Pois é! Segundo as estatísticas oficiais, é altamente provável que um desses seis idosos esteja sendo, ou tenha sido, vítima de abuso.
Talvez seja difícil identificar qual deles está sendo abusado, mas está. Vamos concordar que não há razão que justifique esse abuso. Ou, visto de outro ângulo: o que poderia justificar que alguém mais forte se imponha pela maldade a outra pessoa?
O abuso, veja no dicionário, é o uso da força, o uso da autoridade, o uso da sua ascendência sobre alguém; o uso mau dessas coisas, o uso em excesso, o uso que não convence como se fosse justo e correto.
Abusar é impor-se para causar o mal, causar algo não desejado pelo outro.
Estar vulnerável é uma condição que muitos idosos apresentam. Também, e por razões diferentes, estão vulneráveis outros segmentos da sociedade, como é o caso das crianças. Estar vulnerável é uma característica de alguns segmentos da sociedade, e talvez seja uma das razões para não serem vitimadas por abuso.
Há pelo menos uma outra razão para não abusar:
* a demonstração de que sou digno de ser tratado como um ser humano.
Como se costuma ouvir por aí:
*Você conhece o que é uma pessoa pelo modo como ela trata os indivíduos que ela não precisa, por qualquer tipo de obrigação, tratar bem.
Ao abusar de alguém, em especial de alguém vulnerável, você estará justamente demonstrando o que é.
E ainda mais, estará espalhando no ambiente a sua volta valores que poderão impregnar negativamente outras pessoas.
* você poderá até vir a ser objeto do mesmo abuso que ajudou a disseminar!
O que podemos fazer quanto a isso? O que podemos fazer para que nosso mundo não se transforme numa oficina maquinada pelos abusos?
Voltaremos a tratar do assunto. Seguem algumas boas dicas. Nós do COM TUDO 50+ sugerimos que você faça uso dos três endereços a seguir para esclarecimentos, denúncias e mais informações:
ligue180.mdh.gov.br
disque100.mdh.gov.br
ouvidoria.mdh.gov.br
Se você tiver outras indicações de telefone e link para a mesma finalidade, compartilhe conosco. Vamos juntos, e cada um de nós, elevar na sociedade os valores de respeito às pessoas.