O Brasil, como um todo, e a cidade de São Paulo, como uma amostragem desse universo, vão no sentido de aumento da população de idosos. Ou seja, a parcela da população com sessenta anos ou mais. Esse segmento da sociedade, grande parte dele, é bastante vulnerável e merece nossa atenção mais uma vez.
Continuando nosso enfoque na cidade de São Paulo, sabe-se segundo dados censitários (Fundação SEADE-2017) que há 1,8 milhão de idosos, assim distribuídos: 58,1% são mulheres e 41,9% são homens. Fonte: IBGE, Censo 2017
As regiões da cidade, onde há um porcentual relativo maior da população de idoso, são mostradas no mapa a seguir:

Todas estas informações são, na realidade, para refletir sobre esse contingente de pessoas. Torna-se possível conhecer os números, os lugares onde moram, o acesso aos serviços de saúde, as disparidades para propor cuidados sobre a sua saúde – tanto a mental, quanto a física.
Assim, desde o início da Pandemia, provocada pela COVID-19, decretada pelo Ministério da Saúde seguindo ordens da OMS (Organização Mundial da Saúde), surgiu a ideia de montar redes de solidariedade. Desde 11 de março de 2020, muitos cidadãos foram se mobilizando para tornar este momento menos traumático.
É possível encontrar pessoas se oferecendo para fazer compras em mercados e farmácias, fazendo bancos de alimentos, distribuindo comida. Outras estão adotando um idoso, já que, também de acordo com os dados coletados acima, existem 290.771 idosos morando sozinhos.
Surgiram aulas online de todo tipo. Principalmente de pessoas especialistas em uma certa área, por exemplo: tocar um instrumento, ensinar um idioma, ensinar a cozinhar, ensinar a pintar, ensinar xadrez ou cartas. Muitos artistas estão fazendo apresentações online, entre outras várias ações.
Todas estas iniciativas têm como objetivo cuidar da saúde mental das pessoas, que diante do confinamento, ficam angustiadas e ansiosas.
Então, não depende do bairro que você mora para poder se divertir, distrair ou relaxar. O importante é não ficar parado! Deixaremos aqui uma série de dicas para que seu dia a dia seja mais feliz e com entretenimento. No final das contas, isso também funciona como uma rede. Aqui vão algumas dicas rápidas:
- Monte quebra-cabeça
- Jogue solitário
- Faça palavras cruzadas
- Procure no You Tube alguma das atividades mencionadas no parágrafo anterior ou faça sua própria live. O facebook liberou a função live e você pode fazer videos ao vivo e colocar na sua linha do tempo
- Converse com amigos e ou familiares virtualmente.
- Não descuide da sua saúde: se toma medicação continue com ela.
- Programa São Paulo amigo do idoso tem dicas sobre cultura, lazer, bem-estar e saúde.
Sempre vale recordar, se tiver que sair, use Máscara e lave bem as mãos.