Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A SAÚDE

Vivemos um momento muito peculiar da história do ser humano. Nunca houve tantas teorias negacionistas como as que estão ocorrendo atualmente, entre elas, a negação das mudanças climáticas. Porém, sim, elas estão aí e impactando fortemente nossa saúde.

Segundo um estudo da organização Pan-Americana da saúde da série saúde ambiental 3:

“As mudanças do clima podem produzir impactos sobre a saúde humana por diferentes vias. Por um lado, impacta de forma direta, como no caso das ondas de calor, ou mortes causadas por outros eventos extremos, como furacões. Outras vezes, esse impacto pode ser indireto, sendo mediado por alterações no ambiente como a alteração de ecossistemas e de ciclos biológicos, geográficos, e químicos, que podem aumentar a incidência de doenças infecciosas, mas também doenças não-transmissíveis, que incluem a desnutrição e doenças mentais”.

O ano de 2020, além da pandemia, também está sendo, segundo os cientistas, o mais quente dos últimos 140 anos. No Brasil, os focos de incêndios no bioma pantanal segundo o IBAMA aumentaram 241% de 2019 para 2020. Esses incêndios, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) devem-se a uma diminuição de 50 % do volume de chuvas na região contabilizado desde 1998. Assim, com os campos secos, a probabilidade de incêndio aumenta. Com o aumento do fogo, da fumaça e do calor, não ocorre a formação de nuvens porque não há evaporação de água, e a seca extrema continua. Sem contar que toda essa fumaça começa a ser espalhada por várias regiões do país afetando diretamente o ar que respiramos.

Esse conjunto de transformações gera muitos problemas respiratórios para todos nós, como alergias, rinites entre outras. Além disso, o aumento da temperatura provoca exaustão, inchaço, insolação e até desidratação.  

Vamos prestar muita atenção, os sinais estão muito evidentes: só neste ano a cidade Tyumen na Sibéria-Rússia registrou em janeiro, uma temperatura de 3,6oC sendo que o normal para essa época do ano é de -15oC (menos 15), já chegou a ser de -41,1oC. A Antártida superou os 20oC. Então, com tantas mudanças acontecendo pode ser que, o nosso corpo não esteja pronto para isso.

Outro problema que de acordo com os especialistas, as mudanças climáticas podem provocar em nosso organismo, são as doenças infecciosas. Doenças tipo dengue, zika vírus, Chikungunya, febre amarela e até do coronavírus.

O que podemos fazer para minimizar esses problemas? Como podemos colaborar para um mundo melhor?

Seguramente as respostas são muitas, porém há algumas que a gente pode e deve apoiar como por exemplo:

  1. Vamos lutar pela preservação da floresta amazônica!! Não podemos ficar calados!
  2. Todos os biomas do Brasil são importantes e estão sendo destruídos. Como o cerrado, por exemplo, vamos batalhar por ele.
  3. Vamos reciclar!
  4. Vamos consumir menos produtos industrializados.
  5. Vamos lutar para ter menos agrotóxicos nos alimentos.
  6. Vamos ter consciência no nosso relacionamento com a água potável.
  7. Lutar por investimentos sanitários para toda a população brasileira.
  8. Vamos pressionar nossos representantes políticos para tomarem ações efetivas.

Como vimos, são muitas a formas de melhorar este cenário, e não podemos ficar parados.

Se puder, fique em casa, se for sair use máscara, distanciamento social, lave as mãos, porque, infelizmente, a pandemia não acabou!!!

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

2 comentários em “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A SAÚDE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: