A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: “é um completo estado de bem-estar físico, mental e social”.
Ou seja, isso significa que a saúde mental é mais do que ausência de transtornos mentais ou deficiências. Ela é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.
Socioeconômicos: como condições laborais e desemprego, educação, pobreza, condições de habitação, discriminação sexual e violência de género, interação familiar, exclusão social e estigma, cultura e acontecimentos de vida estressantes.
Biológicos: como fatores genéticos.
Ambientais: como o ambiente familiar, que seria o meio social imediato. E um ambiente que respeite e proteja os direitos básicos civis, políticos e culturais.
Muitas vezes, as pessoas que apresentam problemas mentais sofrem preconceitos e estigmatização dos distúrbios que enfrentam. Como por exemplo, ouvem coisas do tipo: são fracos, tem falhas de caráter, fruto da imaginação, esses problemas não têm cura.
Todos esses mitos ou conceitos erróneos não ajudam às pessoas que padecem desses problemas, muito pelo contrário, o atraso no tratamento, só ajuda a piorar o quadro clínico. Quanto mais rápido for o tratamento, mais rápida será a recuperação.
Os fatores que foram citados acima, são extremamente importantes, muitas vezes a gente não relaciona o quanto é importante um ambiente familiar harmônico para a nossa saúde. E assim, as vezes pensamentos negativos, podem gerar crises de ansiedade que podem desencadear em depressão. Fatores genéticos podem nos levar à compulsão por jogos, bebidas e outras drogas.

Nos tempos modernos, a nossa relação com as mídias sociais, com a internet, com a quase obrigatoriedade de estar sempre conectado, também é um fator que prejudica nossa saúde mental.
Quais são as providências que podemos tomar para cuidar melhor de NOSSA SAÙDE MENTAL:
- Procure relaxar. Faça meditação
- Ler um bom livro
- Conversar com os familiares, amigos e por que não, com pessoas que faz tempo que você não fala
- Faça exercícios físicos
- Cuide do sono e da sua alimentação
Nós do “comtudo 50+” estamos muito preocupados com a sua saúde em todos os aspectos.
SE PUDER, FIQUE EM CASA.
A PANDEMIA NÂO ACABOU!!!