Os vírus, as bactérias, os parasitas frequentavam e frequentam desde sempre a aldeia global, podemos afirmar sem medo de errar, que ocorre desde que o mundo é mundo. As doenças, segundo estudos, foram sendo passadas através dos ancestrais na escala evolutiva, ou mais recentemente pelo contato direto com os micro-organismos. Como assim? Estudos de DNA nos permitem saber quando, como e onde as epidemias como a que estamos passando no momento, se iniciaram. Eles contam a história da humanidade e, foram responsáveis por dizimar populações, estimular conflitos, infectando combatentes, por exemplo o Tifo, produzido pela bactéria Rickettsia prowazekii, que atacou as tropas de Napoleão, em sua campanha de invasão da Russia em 1812. Promoveram êxodos, fortaleceram e enfraqueceram povos, por exemplo quando os espanhóis chegaram a América, em 1500, trouxeram junto doenças como varíola, sarampo e gripe, o que provocou a morte de grande parte do povo da região, além dos combates.
O que são vírus? Os vírus são seres diminutos, medindo cerca de 0,1µm (10-7m) de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico. A estrutura de um vírus contém: ácido nucleico: DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico) • Capsídeo: do latim “capsa” significa caixa • Nucleocapsídeo: ác. nucleico + capsídeo • Matrix: proteína que preenche o espaço entre o capsídeo e o envelope • Envelope: membrana viral.
Necessitam de um hospedeiro celular, não sobrevivem sozinhos.
Os vírus infectam todas as formas de vida. Cada uma de nossas células está infectada por vírus, ou seja, nós temos vírus, que podem estar adormecidos.
Como ocorre o contágio?
Depende do tipo de vírus. Pode ser:
- Por meio de espirros, tosses, ou saliva, expelidas durante a fala, ainda, por superfícies ou objetos contaminados que depois são levados até nariz, olho ou boca através das mãos. (Coronavírus)
- Líquidos corporais que contenham o vírus ou células infectadas. Por exemplo: sangue, sêmen, fluídos vaginais e leite materno. (HIV e os arenavírus como o Chapare)
- Contato com a pele ou a mucosa infectada. (HPV)
- Dispersão de gotículas. (H1N1 ou H3N2)
Como se proteger?
- Uso de máscara
- Lavar as mãos constantemente.
- Evitar contato das mãos com olho, nariz e boca.
- Usar preservativos nas relações sexuais
- Transfusões de sangue seguras
- E nos casos que a vacina existe: VACINE-SE.
Recomendação de leitura: UJVARI, Stefan Cunha. A história da humanidade contada pelos vírus, bactérias, parasitas e outros microrganismos… São Paulo: Editora Contexto, 2012. 202 p.
Nós, do com tudo 50+, com tudo com você.
Se puder, fique em casa.
