Você sabia que nós adultos também precisamos ter nossa caderneta de vacinação em dia? Não é somente a vacina da gripe e agora a tão desejada vacina contra covid-19, há muitas outras vacinas que devemos tomar e que a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda. Mas atenção, sempre consulte um médico ou um agente de saúde quando for vacinar.

As vacinas são imunizantes que ajudam nosso organismo a criar defesas contra vírus, bactérias, herpes, entre outros. Elas protegem as pessoas individual e coletivamente.
A diminuição de muitas doenças como varíola, sarampo e poliomielite, que já complicaram a vida de muitas pessoas, podem dar a falsa impressão de que elas não existem mais. Mas isso, é uma percepção errada, porque temos exemplos recentes que demonstram o contrário! Por exemplo o novo surto de sarampo, observado em 2019 e 2020, foi atribuído à baixa cobertura vacinal.
“Pessoas que escolhem não se vacinar ou não vacinar seus filhos aumentam os riscos tanto de pessoas que se vacinaram, mas que não desenvolveram a imunidade, quanto de outras que também não se vacinaram, de adoecerem”. (LEVI; LEVI; OSELKA, 2018).
Quais são as vacinas liberadas no Brasil?
Vacinas liberadas no Brasil: Tuberculose (BCG), Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba); Tetraviral (os componentes da vacina tríplice viral mais a Varicela (catapora)); Pentavalente (Difteria, Tétano, Hepatite B, Coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenzae B), Febre Amarela, Gripe, Hepatite A, Hepatite B, Meningococo, Pneumococo, Poliomielite, Raiva, Papilomavirus humano (HPV) e Rotavirus.
Com o objetivo de colaborar com nossos leitores e sempre desejando o melhor para todos eles, vamos transcrever de forma simples e compreensível o calendário 2020/2021 proposto pela SBIm. Assim, na ordem vacinas; indicação e eficácia; recomendações, comentários e onde encontrar.


LEVI, G. C., LEVI, M.; OSELKA, G. Vacinar, Sim ou Não? Um Guia Fundamental. São Paulo: MG editores, 2018.
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+