
Sabemos que uma dieta balanceada e o consumo de alimentos saudáveis auxiliam na nossa saúde, em especial a saúde física e a prevenção de doenças. Mas você sabia que existem alimentos que auxiliam na melhoria da nossa memória?
Colina
Nutriente que faz parte do complexo B e facilita a comunicação entre os neurônios. É uma substância essencial para a formação de membranas celulares e serve como fonte de energia para o cérebro.
- Onde encontramos a colina: Gema de ovo, grãos minerais, arroz, centeio, gérmen de trigo, feijão, soja, peixes em especial a sardinha.

Alimentos que contém Colina
Fisetina:
Nutriente que estimula a formação de conexões neuronais novas e mais fortes; realiza o amadurecimento das células do sistema nervoso que potencializam a formação de memória por longo prazo e permite que as memórias sejam armazenadas no cérebro, ao estabelecer ligações mais fortes entre os neurônios.
- Onde encontramos a Fisetina: Morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã, espinafre e cebola.

Alimentos que contém Fisetina
Fosfatidilserina
Substância lipídica que está presente na membrana de todas as células cerebrais, garante que haja boa comunicação entre as células, permitindo um bom funcionamento cerebral, auxilia na redução dos níveis de cortisol, diminuindo seu impacto negativo sobre o cérebro.

Alimentos que contém Fosfatidilserina
Uma dieta saudável e colorida auxilia na memória do idoso. Para termos uma dieta saudável precisamos incluir em nossa alimentação todos os nutrientes como, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras, água e carboidratos.
Mas alguma coisa muda na velhice?
Sim!!
- Na composição corporal: A velhice é a fase em que há perda de peso com mais constância e ocorre declínio da massa corporal, em especial nos membros inferiores.
- Hormônios: Na velhice o organismo tende a funcionar mais lentamente devido às mutações e perdas celulares.
- Órgãos sensitivos: A diminuição dos sentidos como olfato e paladar podem reduzir o apetite, dificultar a preparação e sentir o cheiro dos alimentos.
- Trato digestório: Os intestinos perdem força muscular e isso pode ocasionar ingestão reduzida, inflamação no estômago entre outros sintomas
Vale lembrar que isso não ocorre com todos idosos. A velhice é heterogênea e hoje observamos muitos idosos saudáveis sem comorbidades. Por isso, uma das coisas a se fazer para manter a saúde física e do cérebro, é adequar a nossa alimentação e comer alimentos com diversas vitaminas. Além disso, poderemos atenuar ou retardar as “alterações” que acontecem no nosso corpo com o envelhecimento.
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+