Apresentaremos a vocês os três pós brancos e discutiremos seus benefícios e malefícios em três posts começando com: açúcar; segundo post farinha e o terceiro será sobre sal. Pronto!!! Estão aí, espero que ajude a entender a importância de quanto consumir para não afetar nossa saúde.
Açúcar
O açúcar é uma substância orgânica formada por dois hidratos de carbono: a frutose e a glicose, é um dissacarídeo chamado sacarose. É a matéria-prima principal derivada da cana-de -açúcar. Só para ilustrar vejamos um fluxograma do processo de obtenção do açúcar.

Vilão: Quando consumido em excesso causa complicações para a saúde como diabetes tipo 2 , hipertensão e aumento de peso. Assim, deve-se evitar doces, balas e refrigerantes. O consumo diário segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) não deve ser superior a 5% das calorias consumidas naquele dia. Ou seja, uma pessoa que consome 2000 calorias deverá consumir no máximo 100 calorias o que corresponde a 25 gramas de açúcar (equivalente a uma colher de sopa), não esquecendo todos os outros alimentos que contém açúcar.
Vamos explicar de forma sucinta por que o açúcar tão importante para nós é considerado tão nocivo. Sua dualidade: mocinho ou vilão.
Mocinho: 1) Fornece glicose ao organismo. 2) É fonte importante de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B.
Você já sabia de tudo isso? Deixe nos comentários abaixo sua relação com o açúcar!!
Excelente nota, muito esclarecedora.
CurtirCurtir