Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Cerrado, O SerTão Velho

Muito se ouve falar sobre a degradação da Amazônia. Como florestas exuberantes estão sendo desmatadas, como o Brasil lida de maneira irresponsável com essa região que apresenta uma das maiores diversidades de plantas (flora) e animais (fauna).
Porém, quantos já ouviram falar sobre o Cerrado?
O que se sabe sobre essa região que aparece no imaginário das pessoas como um lugar seco, com árvores magras de poucas folhas?

O Cerrado é a savana brasileira. Nele está presente 5% da biodiversidade do mundo e, mesmo assim, está sofrendo um completo descaso. É o bioma mais antigo do Brasil e está em risco de sumir. Mais de 46% de seu território original foi desmatado e apenas 30% está em situação de preservação, e essa nem sempre é efetiva.

Estima-se que, se a situação continuar do jeito que está, até 2030 o Cerrado estará completamente destruído.

Diante desse contexto é preciso se mobilizar para salvar o Cerrado. Mas para que se possa fazer isso, é preciso entender sobre o Cerrado. Sugerimos aqui um documentário brasileiro lançado em 2018 que aborda todas os lados dessa problemática. Ser Tão Velho Cerrado recebeu o Prêmio de Público de “Melhor Filme” na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 2018.

Falar sobre esse Ser tão velho, que é o Cerrado, com mais de 40 milhões de anos, é vital. Principalmente como ele se relaciona com esse Ser tão novo, o ser humano. Se essa convivência não for saudável, os dois lados sairão perdendo, já que a longo prazo, a ausência do Cerrado também prejudica o homem.

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

2 comentários em “Cerrado, O SerTão Velho

  1. Ah o Cerrado e suas múltiplas facetas! Vá e visite a Chapada dos Guimarães, a Chapada dos Veadeiros, o Espinhaço, e tantos outros sistemas que compõem esse gigante ameaçado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: