Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Anosognosia e busca de culpados

Anosognosia é uma palavra que vem do grego: a– partícula de negação, nosso– doença e gnosis– conhecimento. É um estado neurológico que caracteriza aquelas pessoas que são incapazes de reconhecer ou ter consciência da sua própria doença.

O fato dessas pessoas não admitirem os sintomas que padecem ou lhes restem importância, tem um impacto negativo porque retardam a consulta e a procura por um tratamento.

Podemos tomar esse termo emprestado para pensar se, nestes momentos de pandemia, a dificuldade das pessoas em reconhecer a alta capacidade de contágio da Covid-19, não seria um comportamento de anosognosia viral, no sentido de negação.

Talvez isso possa explicar algumas aglomerações desnecessárias, shoppings lotados, feiras cheias, não utilização de máscara ou mal uso das mesmas entre outras.

Outro comportamento muito comum nas pandemias é a busca de um bode expiatório, um culpado. Essa atitude, segundo especialistas, vão desde questões políticas a pensamentos da mente humana. Nesta última, podemos citar traços infantis, que permanecem em alguns indivíduos mesmo na fase adulta, como uma forma de tentar explicar o inexplicável de uma forma fácil e sem fundamentos.

Cada um de nós, como parte fundamental da sociedade devemos refletir sobre esses comportamentos e, se por acaso, nos sentimos incluídos no grupo dos que atuam ou pensam dessa forma, buscar meios para superá-los.

Devemos pensar que estamos atravessando uma crise sanitária e dessa forma, temos que respeitar e colaborar.

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Um comentário em “Anosognosia e busca de culpados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: