Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

VINHO, QUEIJO E ALZHEIMER

Pesquisadores da Universidade estadual de Iowa (EUA), publicaram no Journal of Alzheimer’s Disease (KLINEDINST) um estudo observacional baseado nos dados obtidos do banco de dados, UK BiobanK. Esta organização com sede no Reino Unido contém informações genéticas e de saúde detalhadas de meio milhão de residentes britânicos. O método utilizado pelos pesquisadores analisou dados de 1787 participantes adultos entre 46 e 77 anos, por um período de 10 anos. A conclusão dos autores foi baseada em dados de inteligência fluida (FI), envolve a resolução abstrata de problemas sem conhecimento prévio. Maior declínio de FI relacionado à idade aumenta o risco de doença de Alzheimer (DA), e estudos recentes sugerem que certos regimes dietéticos podem influenciar as taxas de declínio. Foi feita uma correlação entre os dados de inteligência fluida e um Questionário de Frequência Alimentar com 49 alimentos e bebidas que eram consumidos pelos participantes. O Questionário de Frequência Alimentar perguntou aos participantes sobre a ingestão de frutas frescas, frutas secas, vegetais crus e saladas, vegetais cozidos, peixes oleosos, peixes magros, carnes processadas, aves, bovinos, ovinos, suínos, queijos, pães, cereais, chá e café, cerveja e cidra, vinho tinto, vinho branco, champanhe e licores.

Os autores descobriram que o queijo foi particularmente útil na proteção contra problemas cognitivos relacionados à idade; o consumo diário de álcool, especialmente vinho tinto, melhora a função cognitiva; comer cordeiro (mas não outra carne vermelha) semanalmente parece ser útil; o excesso de sal promove o declínio cognitivo ao longo do tempo.

Sem conhecer as razões, os pesquisadores citaram o cálcio, a vitamina B12, as bactérias amigáveis ao intestino e os lactopeptídeos do queijo como possíveis responsáveis. O consumo de vinho tinto diariamente, com seu resveratrol e polifenóis também ajuda e, curiosamente os voluntários com predisposição ao Alzheimer parecem se beneficiar mais. Eles também observaram que outras pesquisas descobriram que a ingestão regular de cerveja aumenta o risco de demência.

Sabe-se que os fatores genéticos são muito importantes, porém a doença de Alzheimer não tem um caráter nitidamente genético, com transmissão direta de geração a geração. A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Assim, os alimentos que comemos podem ter uma ingerência real em nossas funções cerebrais.

Assim, como não existem remédios para combatê-la recomenda-se:

  1. Alimentação balanceada dando preferência aos alimentos naturais, queijos e vinho tinto, uma a duas taças diariamente.
  2. Atividade física, apropriada para a idade.
  3. Controle de diabetes, hipertensão, aterosclerose, acidente vascular cerebral. Evitar tabagismo.  
  4. Atividade intelectual: leitura, jogos, testes e exercícios mentais.
  5. Convivência interpessoal e familiar.

Ref.: Brandon S. Klinedinst, Scott T. Le, Brittany Larsen, Colleen Pappas, Nathan J. Hoth, Amy Pollpeter, Qian Wang, Yueying Wang, Shan Yu, Li Wang, Karin Allenspach, Jonathan P. Mochel, David A. Bennett, Auriel A. Willette. Genetic Factors of Alzheimer’s Disease Modulate How Diet is Associated with Long-Term Cognitive Trajectories: A UK Biobank Study, Journal of Alzheimer’s Disease, 2020; 78 (3): 1245 DOI: 10.3233 / JAD-201058

A pandemia não acabou se puder fique em casa!!

Se chegou sua vez na fila da vacina, vacine-se!!

Mantenha as regras de distanciamento, use máscara!!

Nós do ComTudo50+ estamos preocupados com vocês!!

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Um comentário em “VINHO, QUEIJO E ALZHEIMER

  1. Além dos benefícios comprovados pela ciência, estão os intangíveis: o prazer de compartilhar uma taça de vinho e uma fatia de queijo com alguém.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: