Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

ORIGAMI, QUE TAL CONHECER E SE DIVERTIR?

ORIGAMI, é uma palavra japonesa composta do verbo DOBRAR = ORI e do substantivo PAPEL = KAMI. Ou seja, é literalmente “DOBRAR PAPEL”: transformando papel em arte.

A sua origem não é bem estabelecida, mas a ideia de que teria surgido na China junto com a invenção do papel é descartada, pois as evidências sugerem que lá a sua função foi para escrever.

No Japão, o papel foi introduzido pelos monges budistas coreanos, em torno do ano 610 d.C.. Os japoneses desenvolveram a sua própria tecnologia usando fibras vegetais extraídas de plantas nativas.
É a arte secular e tradicional japonesa, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, sem cortá-la ou colá-la.

A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas. Como exemplo de origami cerimonial temos o casal de borboletas (ocho e mecho) que enfeitam a garrafa de saquê (vinho de arroz) nos casamentos.

Ocho e Mecho em recipientes semelhantes a bules (choshi)

Os mouros (que já conheciam a produção de papel) eram exímios dobradores de papel e influenciaram fortemente a cultura espanhola. Eles faziam apenas figuras geométricas, pois a religião muçulmana não permitia que os animais fossem representados. Essas dobraduras japonesas fascinaram o filósofo Miguel de Unamuno, reitor da Universidade de Salamanca, que as descobriu durante a inauguração da Torre Eiffel (1889). Ele passou a promover a “papiroflexia” palavra espanhola para a arte de dobrar papel. 

Até 1950-60, a técnica do origami era imutável e os modelos eram reproduzidos de uma geração para outra, anonimamente. Uchiyama Koko foi o primeiro a patentear as suas criações.  Nesta época houve uma grande explosão do origami, especialmente nos EUA. Lá, em 1958, Lilian Oppenheimer, uma grande entusiasta dessa arte fundou o The Origami Center New York e podemos dizer que nesse ponto surgiram duas vertentes: a da escola oriental, mais voltada para o exercício artístico, e a escola ocidental, praticada por matemáticos, arquitetos e engenheiros que usam o origami como uma ferramenta de trabalho acadêmico. 

No Brasil o origami foi introduzido pelos imigrantes japoneses e na américa espanhola pelos colonizadores espanhois.
Dados retirados da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O mais interessante do origami é que ele estimula o desenvolvimento da habilidade manual, a concentração e o desenvolvimento da inteligência!
Então, caros leitores, porque vocês também não tentam?

Depoimento pessoal: lá em casa quando criança, minha mãe ensinou a fazer dobraduras, eu achava que todo mundo sabia. Aprendi a fazer o barquinho, com ou sem vela, depois a calça, a camisa, o galo. Ficaram na minha memória, ali num cantinho, meio escondidas. Os anos se passaram tive meus filhos, na correria da vida, família, casa, trabalho, profissão e tantas outras justificativas não passei a eles essa arte. Eles aprenderam algumas coisas diferentes na escola. Eu retornei a esse contato numa oficina do Sesc. As memórias voltaram a aquela época da infância e principalmente para aprender a desacelerar!
Você precisa de atenção aos pequenos detalhes, a ter paciência, a ter persistência. Aprendi novas figuras que não são difíceis! O Tsuru, ave tradicional japonesa que traz sorte e felicidade se você ganha de alguém! Um Porta cartão, que ajuda muito na hora sair sem bolsa! E tantos outros…
E isso é só o começo! Libere seu lado artístico… pesquise, vá além….

Estou deixando aqui em baixo alguns tutoriais do YouTube pra vocês se aventurarem. Depois conta pra gente aqui nos comentários como foi entrar nesse mundo do Origami pra você.

Um beijo da Rosa e um abraço a distância.

A pandemia não acabou se puder fique em casa!!
Se chegou sua vez na fila da vacina, vacine-se!!
Mantenha as regras de distanciamento, use máscara, lave as mãos sempre que possível, use álcool gel, evite aglomerações!!!



Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: