Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Você sabia que NÃO é normal quedas em idosos?

Muitos de nós já ouvimos falar que é normal o idoso cair, mas na verdade não é bem assim que acontece. O fato é que os registros de quedas ao longo da nossa vida tendem a aumentar conforme envelhecemos, mas é certo que conhecemos algum idoso (parente ou não) que nunca caiu, o que nos mostra que não é uma regra todo idoso cair.

Apesar de ser um evento que PODE acontecer devido a inúmeros fatores associados ao nosso envelhecimento principalmente na fase da velhice, não é normal que o idoso caia com frequência. Se isso acontecer, há algo errado, seja alguma comorbidade, doença ou até mesmo o medo. Muitas pessoas caem e ficam com medo de cair novamente, o que as tornam ainda mais propensas ao risco de cair. 

Segundo a literatura, a maior prevalência das quedas acontecem dentro da própria casa e os motivos são diversos, não sendo apenas a idade um fator determinante. 

As quedas estão relacionadas a fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos são aqueles relacionados ao nosso organismo, e podem estar associados ao risco de quedas alterações no nosso sistema nervoso, nos órgãos sensitivos (problemas visuais por exemplo), o sistema osteomuscular (ossos, cartilagens e músculos que sofrem alterações naturais do envelhecimento), o sistema circulatório que envolve a nossa pressão arterial podendo levar a tonturas e em alguns casos quedas. 

Algumas doenças crônicas como hipertensão e sarcopenia estão ligeiramente relacionadas com as quedas, mas muitos idosos que também possuem tais comorbidades não possuem histórico de quedas. E você me pergunta, mas como? Mais ao final desta página você verá algumas dicas. 

Outro caso muito frequente é o uso de medicamentos como os tranquilizantes, antipsicóticos, antidepressivos e outros que além de nos causarem uma sonolência levando a um risco de quedas, afetam também o nosso cérebro, que a longo prazo podem causar esquecimentos e falhas de memória. 

Já os fatores extrínsecos são aqueles relacionados ao meio ambiente, como exemplo pisos escorregadios, tapetes mal ajustados, escadas mal sinalizadas, objetos soltos no meio da casa, pouca iluminação e até mesmo o uso indevido de alguns calçados, podendo ser um risco para a ocorrência de quedas não apenas em idosos mas em todos nós. 

Então até aqui você já entendeu que todos nós podemos cair e não apenas os idosos, apesar de existir uma maior prevalência nas pessoas que estão na velhice devido alterações do organismo e também associações de hábitos de vida seja no nosso corpo ou no meio no qual estamos inseridos. 

Aqui vão algumas dicas para prevenir a ocorrência de quedas em todas as idades, mas lembre-se: se você ou algum idoso que conhece costuma cair com frequência, isso deve ser investigado e ter acompanhamento médico – geronto geriátrico, pois NÃO é normal e pode ocasionar graves consequências.

  • Pratique alguma atividade física com o devido acompanhamento e beba água. Exercícios físicos não apenas fortalecem a nossa musculatura prevenindo as quedas mas também ajudam em doenças como hipertensão, diabetes, colesterol e muitas outras.

Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.

Um abraço do time do Com Tudo 50+

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: