A mandala é, originalmente, um círculo que contém em seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas.
São muito utilizadas em religiões como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas norte-americanas como os Sioux.
A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.
Mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Refere-se a uma figura geométrica em que o círculo está circunscrito em um quadro ou o quadrado em um círculo. Essa figura possui ainda subdivisões, mais ou menos regulares, dividida por quatro ou múltiplos de quatro.
Além de ser uma forte representante nas religiosos mencionadas anteriormente, as mandalas podem ser utilizadas em diferentes contextos. Pintar ou cria-las podem servir como lazer, diversão, passa tempo e até para estimular o nosso cérebro. Realizar novos desafios estimula o cérebro a fortalecer e até mesmo criar novas redes de neurônios, podendo ser um fator protetor para demências como a de Alzheimer por exemplo. Portanto, segue um desafio do Time ComTudo50+:
Você terá que pintar esta mandala como quiser, porém, as cores não podem se encontrar. Ou seja, se pintar uma parte de azul, no lado esquerdo, direito, em cima nem em baixo poderá ser de azul. Combinado?
Fonte: https://www.freude-kinder.com/pt/mandalas
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+
Muy interesante e informativo, pondré en práctica las recomendaciones.
CurtirCurtido por 1 pessoa