Todos os dias ouvimos falar de inteligência artificial (IA). Será que sabemos o que isso significa e quais são as aplicações, principalmente no que respeita aos idosos?
A Inteligência artificial “é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas as quais, até o momento, os homens a fazem melhor” (Rich 1994). Ainda, “todo problema para o qual nenhuma solução algorítmica é conhecida é um problema da IA” (Laurière 1990).

Quais são as suas aplicações, principalmente no aspecto referente aos idosos?
Uma aplicação que já se encontra disponível trata de uma pulseira que gerencia e fornece dados essenciais, como movimentação atípica, controle de sono, mudança de decúbito, monitoramento cardíaco, prontuário médico e até mesmo controle do cotidiano do idoso. Por meio dessas informações, os cuidadores ou parentes ou a equipe de enfermagem conseguem detectar desvios e contatar o paciente proativamente em viva-voz, sem que ele necessite apertar botões ou realizar ligações.
Outra aplicação são os robôs cuidadores, um fenômeno relativamente novo.
No Japão, há tecnologias de assistência e reabilitação do idoso.
Os computadores, como sabemos, podem encontrar associações que humanos levariam a vida toda para fazê-las, assim é possível colocar infinidades de informações e utilizando a IA obter muitos diagnósticos precocemente de muitas doenças. Isso, facilitaria o tratamento e a cura. Em muitos casos isso já está sendo feito.
Um aplicativo de jogos para idosos, desenvolvido com apoio da Fapesp, vai ser adaptado pela empresa de jogos ISGAME por meio de uma pulseira ou um relógio conectado ao aplicativo que possa monitorar os batimentos cardíacos e o número de passos dados pelo usuário na sua casa. O aplicativo leva o nome de “Cérebro ativo”, vai gerar um relatório que poderá ser enviado, por exemplo, a um médico ou familiares do idoso que estiver em confinamento social, segundo o pesquisador.
Se temos um tempo livre, há vários filmes como Frank e o Robô (2012) e Eu, Robô (2004), assim como desenhos animados como Os Jetsons, que retratam um futuro onde empregados robóticos realizam tarefas domésticas, permitindo que as famílias passem mais tempo juntas e que os idosos fiquem independentes por mais tempo.
FONTES
– Rich, E., Knight, K. Inteligência artificial, 2a ed., Saõ Paulo, Makron Books, 1994
– Laurière, J.L. Problem solving and artificial intelligence, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1990
– Fabio Ota Founder & CEO at ISGAME – International School of Game
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+

Excelente informação.
CurtirCurtir