O acelerado processo de envelhecimento populacional trouxe a tona diversas áreas de estudos e atuações, pensando em quais maneiras podemos otimizar as nossas capacidades funcionais por um maior tempo possível e o modo pelo qual nós interagimos com o meio. A gerontologia ambiental vem sendo discutida desde meados de 1930, e traz uma perspectiva do ambiente sociofísico.
Para Batistoni 2014, o termo “ambiente sociofísico” tem sido utilizado para especificar seu foco de estudo considerando as transações do indivíduo com o ambiente físico, não apenas no que se refere a seus atributos objetivos, mas a partir de sua interpretação social, significados compartilhados e contextualização histórica.
Entender o universo em que a pessoa viveu, as suas origens, gostos, cores preferidas, hobbies, e outros mais, são elementos fundamentais quando pensamos em alterar ou compor qualquer espaço ambiental no lar do idoso. Além de projetar um ambiente que seja amigável pensando nas alterações do processo de envelhecimento, como exemplo cômodos iluminados, banheiros adaptados, portas com largura suficiente para passar uma cadeira de rodas ou algum equipamento em casos de emergência, precisamos tornar o ambiente aconchegante e que leve em consideração a identidade do morador e o seu bem estar.

Outro ponto interessante, são os efeitos que o ambiente provoca em nossa saúde física e mental; quando inseridos em um lugar agradável, que se sinta pertencido, somos encorajados a manter algum grau de atividade, manutenção e que se sobrepõe aos efeitos negativos dos problemas de saúde. Somos engajados com a vizinhança, com o jardim, com as cores da casa, com nossos animais de estimação, com a nossa cozinha e dentre outras possibilidades individuais de cada pessoa.
Portanto, a gerontologia ambiental está ai para ajudar construir espaços mais amigáveis em prol do envelhecimento ativo e em casa, e que possa contribuir para o bem estar das pessoas em todas as fases da vida, inclusive na velhice. Pensar no ambiente é pensar no nosso mundo, em como e onde queremos estar.
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+
Bora pensar nosso ambiente gerontológico!!
CurtirCurtir