Outubro rosa é uma campanha de conscientização e prevenção de câncer de mama. Recentemente, incorporou-se nessa mesma campanha, com o objetivo de aumentar a consciência sobre o tema e reforçar as atenções: o câncer de colo de útero. Ações nesse sentido são de fundamental importância porque há uma divulgação massiva do evento, lembrando e alertando a todas as mulheres sobre a necessidade do controle e cuidados que valorizam e ajudam na qualidade de vida.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de novos casos de câncer de mama em mulheres em 2020 foi de 66.280 casos, 29,7% e o número de eventos de câncer de colo de útero foi de 16.710 o que corresponde a 7,5% do total.
O que pode causar o câncer de mama e o de colo de útero?
O câncer em geral, e os de mama e colo de útero em particular, não têm uma causa única. Vários são os fatores que podem desenvolver a doença: idade (quanto mais idade mais risco de ter a doença), fatores endócrinos/reprodutivos, comportamentais/ambientais e genéticos (histórico de câncer de mama na família).

O que podemos fazer para prevenir o câncer de mama e o de colo de útero?
A seguir algumas dicas sugeridas pelo INCA/Ministério da Saúde:
Alimentação saudável: isso implica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, diga não a alimentos ultra processados como aqueles prontos para aquecer, bebidas adoçadas, embutidos, entre outros.
Mantenha o peso corporal adequado: manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.
Atividade física também contribui para a manutenção do peso corporal saudável. Para a prática de atividade física, não há necessidade de serem aquelas modalidades que demandem a contratação de serviços como academias; atividades como caminhar tanto no tempo livre, quanto no deslocamento, pedalar, dançar etc. são boas opções.
Amamentação: é um escudo protetor das mães contra o câncer
Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos: ajuda a identificar o câncer antes da pessoa ter sintomas.
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero regularmente: este exame preventivo é conhecido como Papanicolau.
Vacine contra HPV as meninas de 9-14 anos e os meninos de 11-14 anos.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: seu consumo, em qualquer quantidade ou tipo, contribui para o risco de desenvolver câncer.
Evite comer carnes processadas: como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto).
Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho: agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável. As leis devem proteger os trabalhadores.
Aplicativos: Acesse os aplicativos disponíveis na página do INCA/Ministério da Saúde.
Nós do Com tudo 50+ queremos colaborar trazendo informações, ideias e investigações que ajudem a esclarecer ou acrescentar os conhecimentos sobre o assunto. Esse é o nosso objetivo.
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+