Mula sem cabeça é um personagem do folclore brasileiro. Na maioria dos contos, é um fantasma de uma mulher que foi amaldiçoada por ter se entregado com um padre e foi condenada a se transformar em uma mula sem cabeça que tem fogo ao invés de uma cabeça, galopando através dos campos desde o por do sol de sexta-feira. O mito tem várias variações em relação ao pecado que transformou a mulher amaldiçoada em um monstro…
Origens
A lenda da mula sem cabeça é muito comum no Brasil, mas ela também é encontrada em outros países da América Latina, sendo conhecida como malora, no México, e mula anima, na Argentina. Possui outros nomes em países de idioma espanhol, como alma mula, mula sin cabeça, mujer mula, entre outros.
Você sabia?
* A lenda da mula sem cabeça teve origem na Península Ibérica e que foi trazida para a América Latina por portugueses e espanhóis.
Aqui no Brasil, ela chegou pelos portugueses e espalhou-se por todo o território, podendo ter adquirido diferenças em algumas regiões do país.
* O antropólogo e estudioso do folclore brasileiro Luís da Câmara Cascudo(1)afirma que, provavelmente, não havia punição ao padre na lenda porque, no entendimento popular, a punição a ele não se daria no plano terreno, mas sim no plano divino.
Conte mais do que Você sabe…
Nestes tempos muita coisa está mudando!
Más ainda está enraizada essa ideia que os sacerdotes são personagens divinos!
Fonte: Mundo educação, wikipedia.
(1) foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro.