O forró é um grupo de estilos musicais de origem nordestina, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco e o xote.
Nesta 5ª feira 09/12/21 o forró foi declarado Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Definido como “supergênero” por abrigar vários ritmos, como o baião, o xote, o xaxado, a quadrilha.
Para celebrar a representatividade do ritmo para a cultura brasileira, comemora-se no dia 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.
A data foi escolhida por uma razão mais do que justa: É ANIVERSÁRIO DE LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, O REI DO BAIÃO. Pernambucano da cidade de Exu, Gonzaga deixou canções que retratam a pobreza, as injustiças e os valores do sertão nordestino:
(Asa Branca ) Quando olhei a terra ardendo, igual fogueira de São João, eu perguntei a Deus do Céu, porque tamanha judiação, eu perguntei a Deus do céu porque tamanha judiação. Que braseiro, que fornalha, nem um pé de plantação, por falta d’água, perdi meu gado, morreu de sede meu alazão.
(Vida de Viajante ) Minha vida é andar por esse país, pra ver ser se um dia eu descanso feliz guardando as recordações, das terras onde passei, andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei (vida de viajante).
A origem do forró é rural, mas ele acabou dominando também as cidades. Chegou à cidade de São Paulo trazido pelos migrantes nordestinos. Atualmente, dança-se forró no Brasil inteiro, em qualquer época do ano, mas principalmente nas festas juninas.
BORA DANÇAR!!!
VEJAM O ENCERRAMENTO DO JORNAL DA CULTURA!!!
Fonte: Rádio Câmera e Rádio USP
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave
sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar.
Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+
Muy importante hacer presente estas fechas solo así nuestros descendientes nunca olvidara su pasado y sabrán valorar más su presente.
CurtirCurtido por 1 pessoa