Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

DEZEMBRO VERMELHO e DEZEMBRO LARANJA

Dezembro é o último mês do ano, é o mês em que todos estamos correndo, o tempo todo, porque o Natal está chegando, época de comemorar em família, de festejar, de ponderar, repensar, ressignificar. Mas, também é o mês dedicado a duas campanhas extremamente importantes: dezembro vermelho HIV/AIDS e laranja câncer de pele.

O dezembro vermelho alerta para a prevenção do HIV/AIDS (Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), em especial, a sífilis. O mês foi escolhido porque o dia 1 de dezembro é o Dia Mundial contra a AIDS celebrado desde 1988 no mundo todo. No Brasil foi instituído em 2017.

As duas doenças, AIDS e Sífilis são provocadas por micro-organismos, no primeiro caso é um vírus e no segundo caso é uma bactéria. Estes agentes infecciosos encontram-se nos fluídos corporais tais como sangue, esperma e secreções vaginais.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas. O primeiro caso da doença ocorreu em SP em 1980 e, até junho de 2020, foram notificados 281.093 casos de Aids. Até junho de 2021, foram 121.919 infecções pelo HIV. Fonte: sãopaulo.sp.gov.

É importante ressaltar, segundo a Unaids, programa das nações unidas, em 2019 semanalmente cerca de 6000 jovens entre 15-24 anos foram infectados pelo HIV no mundo. Outra faixa etária onde também foi observado um aumento é a dos idosos. Como exemplo, o Estado de São Paulo, verificou em 2016 um aumento de 40% nas contaminações nessa faixa, o que demonstra a falta de cuidados preventivos necessários.

Embora a campanha ocorra no mês de dezembro, o Estado de São Paulo oferta testes para HIV e sífilis gratuitos o ano todo. Saiba onde no site: www.crt.saude.sp.gov.br, ou pelo Disque IST/Aids: 0800-16-25-50. Há também o WhatsApp ‘Conversaria sem tabu” no número (11) 99130-3310, e nas redes sociais do CRT: @crtaidssp.

O dezembro laranja surgiu no ano de 2014. Esta campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com a finalidade de encorajar a população a se prevenir e diagnosticar antecipadamente o câncer de pele.

Esta campanha escolheu a cor laranja em uma alusão ao sol. Todos nós sabemos a importância do sol em nossas vidas, principalmente na síntese da vitamina D no nosso organismo.

Só que a exposição em excesso e sem proteção é muito prejudicial para a saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo que deste total, 177 mil correspondem a novos casos de melanoma.

A importância das campanhas é que elas sirvam para alertar sobre os cuidados, prevenção e que quanto mais precocemente se detecta a contaminação, a infecção, a doença, há mais probabilidades de cura.

Nós do Com tudo 50+ queremos colaborar trazendo informações e ideias sobre o assunto. Esse é o nosso objetivo.

Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar. Apenas juntos conseguiremos sair dessa.

Um abraço do time do Com Tudo 50+

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Um comentário em “DEZEMBRO VERMELHO e DEZEMBRO LARANJA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: