Hoje traremos um tema um tanto necessário quando tratamos de bem estar, que é a nossa saúde. À começar, o significado de saúde não é apenas a ausência de doenças como muitos pensam, mas sim, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “um estado de completo bem-estar físico, mental e social“.
Partindo desse pressuposto, vamos explorar um pouquinho melhor esses três pontos que a OMS dá ênfase ao definir saúde. Atingir um completo bem-estar, pode ser uma condição muito subjetiva, pois não necessariamente temos o mesmo sentimento e pensamento acerca do que consideramos importante para nos sentirmos bem. No entanto, existem alguns pontos em comum, que podem contribuir de forma bem horizontal para a maioria das pessoas.
Um completo bem-estar físico está associado a muitos fatores como exemplo o nosso estilo de vida, alimentação, atividade física, nossos hábitos, o que e a que horas comemos, o quanto dormimos por noite, hidratação, genética e dentre outros fatores. Desse modo, podemos definir que a nossa aptidão e condição física depende de um conjunto de medidas que nós, como indivíduos podemos adotar, ou não, em nosso dia a dia.
Quanto ao bem-estar mental e social, além dos fatores citados acima, podemos destacar a qualidade de nossas relações familiares e sociais, o encontro do equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso, classe social, o quanto nos permitimos à determinadas ocasiões e etc. Contudo, por mais que nos esforcemos, e sob uma lente biológica e na condição de seres humanos, não atingiremos um total bem-estar a todo momento de nossas vidas. Nosso corpo funciona sob influências externas e extremas como frio/calor, vazio/cheio, sol/chuva, claro/escuro e é neste momento que destaco a resiliência, uma qualidade muito importante durante a nossa vida (ou no processo de envelhecimento), pois nos possibilita superar os impactos desses eventos e continuar em frente.
Essa capacidade de voltar ao estado anterior, ou de ressignificar alguns momentos, pode ser a chave fundamental para prolongar o limiar de completo bem-estar (para alguns, de felicidade), ou de saúde, em nossas vidas. Se você já possui esses hábitos e a resiliência em seu dia, parabéns caro leitor, está no caminho certo. Se não, ficamos felizes em trazer essas informações e que elas sirvam de incentivo.
Infelizmente a pandemia não acabou. Continuem seguindo as orientações, lave
sempre as mãos, use máscara quando sair de casa. Não deixe de se vacinar.
Apenas juntos conseguiremos sair dessa.
Um abraço do time do Com Tudo 50+
Excelente, por isso que a saúde puramente física não é garantia de bem-estar.
CurtirCurtir