“O cérebro humano é a estrutura mais complexa existente no universo. Tanto é que se propõe o desafio de entender a si mesmo” MANES F. 2015
Nosso cérebro comanda a nossa atividade mental e olhem esta curiosidade: contém mais neurônios que o número de estrelas existentes na galáxia. É tão complexo que não há ainda uma teoria do cérebro que explique seu funcionamento geral. Por isso, devemos cuidar dele. O sistema nervoso se divide em dois:
- Um sistema central (SNC) compreende o cérebro e a medula espinhal
- E um sistema periférico (SNP) inclui todos os nervos fora do cérebro e da medula espinhal e compreende os nervos cranianos/espinhais e os gânglios periféricos.
O cérebro humano tem uma superfície aproximada de 2 m2, mas ele cabe no crânio porque é dobrado, como a gente conhece, formando os sulcos. É o único órgão protegido por ossos. Para seu funcionamento requer um suprimento constante e elevado de glicose e oxigênio. Além de um fluxo sanguíneo muito intenso. Assim, quando essa circulação sanguínea é interrompida, por entupimento ou ruptura desses vasos ocorre um acidente vascular cerebral (AVC). Existem dois tipos de acidentes, que são provocados por motivos diferentes. O AVC isquêmico e o AVC hemorrágico.
AVC isquêmico: ocorre quando existe obstrução de uma artéria. Isto impede a passagem de oxigênio para as células cerebrais que acabam morrendo. É o mais comum e representa 85% dos casos.
AVC hemorrágico: ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. É responsável por 15% dos casos e é o mais perigoso.

Segundo o Ministério da Saúde os sintomas principais são:
- Fraqueza ou formigamento na face ou na perna, especialmente de um lado do corpo
- Confusão mental
- Alteração da fala ou compreensão
- Alteração na visão (de um olho ou de ambos)
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou mudança no andar.
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente
Importante: caso qualquer um desses sintomas apareçam é fundamental ligar para o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU-192); Bombeiros 193 ou levar a pessoa a um hospital para avaliação clínica detalhada. Neste último caso, sempre é bom ter o endereço do hospital mais próximo.
Quanto mais rápido o atendimento, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação total- fonte Ministério da Saúde
Manes, F.; Niro M. Usar o cérebro-Aprenda a utilizar a máquina mais complexa do universo, Trad. Olga Cafalcchio, Ed. Planeta, 2015