Quem decide é você!
O consumo diário de sal deve ser de 5 gramas, o equivalente a menos de uma colher de chá rosa. Será que você tá cuidando certo da sua saúde?
Muito se fala dos perigos que o sal pode causar no organismo. Isso não ocorre à toa. A lista de problemas é realmente extensa.
Mas por outro lado, o sal é uma substância essencial para a vida. Nossas células precisam dele o tempo todo. Sem ele, ficariam desidratadas e perderiam seu volume normal. O sal também aumenta os movimentos peristálticos dos intestinos, estimula a produção de energia, controla o ritmo cardíaco, auxilia no funcionamento dos rins, além de ser muito importante para quem pratica mais de uma hora de exercícios físicos, pois ajuda a repor o sódio perdido com o suor.

Agora a questão é: se ele é vital para o bom funcionamento do organismo, quando passou a ser considerado um dos vilões da saúde?
Quando nós passamos a exagerar na dosagem. Ou seja, a culpa não está no sal, mas na quantidade que consumimos.
O consumo ideal de sal deve ser de 5 gramas por dia, mas o brasileiro chega a consumir de 12 a 15 g/dia, conforme pesquisa da Organização Mundial de Saúde. Esta conta inclui tanto o sal utilizado no preparo dos alimentos como o que consta nos produtos industrializados, que o utilizam (em grande quantidade) como conservante.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) já chegou a convocar a indústria alimentícia para reduzir o sal em seus produtos, especialmente naqueles destinados às crianças. Paralelamente, está fazendo um chamamento para que as famílias preparem mais refeições em casa e com ingredientes frescos.