Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Inclusão Digital

Idosos aprendendo a mexer no celular em curso pré pandemia (2018)

Não podemos falar que a pandemia da Covid-19 é um “mal que veio pro bem”. Diante da catástrofe que vivemos, fazer tal afirmação é um desrespeito. Ainda sim, tal acontecimento chamou atenção para certos processos carentes de atenção adequada, como a inclusão digital de idosos.

Desde o surgimento do primeiro smartphone já aconteceu muita coisa. Modelos de celulares adaptados para facilitar o uso de idosos já se tornaram algo comum e necessário no mercado. Com a chegada da pandemia, porém, vimos como dominar o uso de inúmeras ferramentas tecnológicas se tornou essencial para o dia a dia.

O texto a seguir foi retirado do artigo¹Idosos e tecnologia: pandemia acelerou a inclusão digital“, escrito por Vinicius Silva em setembro de 2020. Ao nosso ver, tal texto sintetiza bem muitos pontos e por isso divulgamos-o. No final do artigo segue nosso comentário.
Fiquem antenados e, boa leitura
=====================================================

O que está mudando na relação entre idosos e tecnologia

O Brasil continua enfrentando a pandemia. Ao longo do ano, as medidas de restrição foram perdendo sua rigidez e a pressão para retomada de várias atividades se torna cada dia mais forte.

Muitos profissionais precisaram voltar ao trabalho. Aqueles que podiam exercer sua função de casa, tiveram que se adaptar. Ainda sim, nem todos podem cumprir suas atividades de forma remota. Além da parcela de trabalhadores de serviços essenciais, como os profissionais da saúde, que desde o início estão na linha de frente de combate ao vírus. 

Mesmo tomando medidas de segurança como o uso de máscaras, é consenso científico que a conduta mais segura para que indivíduos expostos ao risco de contágio é o isolamento social para evitar a transmissão. 

Sendo assim, pessoas mais velhas por todo o país acabaram separados de seus familiares como forma de evitar o contágio. É aí que a relação entre idosos e tecnologia entra para tentar encurtar essa distância e amenizar tempos tão difíceis como esse.

Mais próximos, mais ativos, mais conectados

Por um lado, com as ferramentas de vídeochamada, por exemplo, o monitoramento e acompanhamento de familiares do grupo de risco isolados em suas residências ficou mais fácil. Por outro, descobrir novas gadgets e funções dentro de smartphones tem contribuído para facilitar a rotina que pode ser entediante, solitária e ao mesmo tempo emocionalmente desgastante.

Poder conviver com sua família ainda que pelo meio digital, encontrar novas ocupações por meio da rede, preservar uma vida ativa ainda que isolado em casa. Esses são alguns dos benefícios que aceleração do letramento digital na relação entre idosos e tecnologia foi capaz de trazer para uma parcela dos indivíduos nessa faixa etária. 

Além disso, o investimento nesse letramento digital entre pessoas acima dos 60 anos é também uma recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Educação, órgãos referência no combate à crise atual.

Há incentivo por parte dessas instituições para que a terceira idade busque o domínio de aparelhos como o smartphone e as possibilidades que estão por trás do uso de aplicativos e funções dos aparelhos.
=====================================================

Comentário do Com Tudo 50+

Ainda sim, há uma grande falta. Como foi dito, ainda é uma parcela privilegiada da população brasileira que tem acesso a internet no Brasil. Segundo uma pesquisa de 2019² (anterior à pandemia), Na faixa de 60 anos ou mais, o número de pessoas que já utilizou a internet é de 34%. Entre os idosos conectados, 91% acessaram a rede pelo celular, 25% pelo computador de mesa, 24% pelo notebook e 10% pelos tablets.

Como é seu caso? Se você está lendo isso, significa que tem acesso à internet. Será que você conhece alguém tendo dificuldades em se adaptar às novas tecnologias? Qual foi seu maior obstáculo nesse sentido nos últimos tempos?
Comenta aqui embaixo e vamos discutir esse tema juntos!!

Infelizmente, a pandemia não acabou. Se possível, fique em casa. Se precisar sair,
não esqueça de usar a máscara sobre nariz e boca e sempre higienizar a mão com álcool e gel e sabão.

[1] – Idosos e tecnologia: pandemia acelerou a inclusão digital
[2] – TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br)

Publicidade

Publicado por comtudo50

Membro permanente de com tudo 50+

Um comentário em “Inclusão Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: